EMPREGA MAIS GOIÁS

O SEU PORTAL DE EMPREGOS

10 Benefícios do ensino a distância
NOTÍCIAS E DICAS

10 Benefícios do ensino a distância

O que antes era uma segunda opção, agora passou a ser a primeira e mais utilizada: 10 Benefícios do ensino a distância.

A aprendizagem digital tem existido em várias formas por muitos anos. Agora, muitas instituições estão adotando essa tecnologia como solução, enquanto o ensino presencial é suspenso – mas quais são os benefícios do ensino a distância ?

1. Aulas gravadas para sempre

Um grande benefício das aulas online é que a maioria de suas aulas serão gravadas. 

Isso significa que se você faltar a aula ou não puder estar online, ou até mesmo perceber mais tarde que não entende muito bem sobre um determinado tópico, pode voltar e assistir à aula novamente para obter as respostas de que precisa.

Claro que você poderá sempre contar com a ajuda do seu professor, mas conseguir resolver um problema sozinho poderá aumentar a sua confiança!

2. Materiais disponíveis 24 horas

10 Benefícios do ensino a distância

Talvez você ache mais fácil se concentrar à noite ou simplesmente não consiga dormir e queira estudar mais tarde, e vamos além, nas aulas online você não terá que se preocupar com o horário de fechamento da biblioteca ou do laboratório.

Você poderá acessar seus materiais de aprendizagem online a qualquer momento e, com ferramentas avançadas, como simulações de laboratório, poderá até realizar experimentos científicos no conforto da sua casa!

3. Educação a distância

Ao optar pela educação a distância, você fará parte de uma comunidade conectada . 

Se precisar de ajuda em algo, ferramentas como Zoom, Microsoft Teams ou o Google Meet poderão conectar você com seus colegas de classe para que você encontre as respostas de que precisa imediatamente.

E, embora seus professores ainda tenham um cronograma de aulas para ministrar ao longo do dia, plataformas de mensagens instantâneas e e-mail significam que você não terá que esperar até a próxima aula com eles para fazer qualquer pergunta que possa ter. 

Embora eles nem sempre sejam capazes de responder imediatamente, vocês dois terão a liberdade de se comunicar nas horas do dia que forem adequadas.

Finalmente, embora você possa estar fisicamente distante de seus colegas de classe, tecnologias como a videochamada permitem que você se reuna com a equipe com uma enorme facilidade.

4. Estudo autodirigido

Benefícios do ensino a distância

O estudo autodirigido é uma parte importante do ensino superior. 

Refere-se ao tempo que você passa aprendendo fora das aulas, quando não está sendo orientado por um professor.

Este tempo é importante porque o ajuda a identificar as coisas em que você é bom e as áreas em que talvez precise trabalhar um pouco mais.

Embora você ainda tenha bastante contato com seus professores enquanto estuda online, também haverá momentos em que você terá que tomar uma decisão ativa de estudar e escolher por si mesmo o que focar.

Assumir o controle de sua própria educação dessa forma poderá lhe fortalecer ainda mais, além de lhe trazer um dar a você um senso de autoconfiança que o ajudará a se sair ainda melhor. 

O estudo em nível universitário também envolve muito aprendizado auto dirigido, então é uma ótima preparação para o seu diploma.

5. Uma gama de opções disponíveis

Temos hoje uma riqueza de tecnologia ao nosso alcance, e isso é ainda mais evidenciado quando o assunto é educação a distância – você poderá misturar e combinar os programas e softwares que usa com diferentes pessoas e para diferentes atividades.

Portanto, mesmo que seu professor sempre use o Zoom para transmitir palestras, quando estiver trabalhando em um projeto em grupo com seus colegas de classe, você terá a liberdade para encontrar o método de trabalho em conjunto que funciona melhor para você, seja o Zoom, Slack, Microsoft Teams, Google Meet, Telegram ou mesmo WhatsApp!

6. Habilidades de linguagem escrita

O ensino a distância também pode ajudá-lo (a) a melhorar suas habilidades de linguagem escrita . 

Quando você estiver estudando online, provavelmente usará aplicativos de mensagens instantâneas para entrar em contato rapidamente com as pessoas, então não será possível gesticular ou realizar as famosas “expressões faciais” para tornar a comunicação mais fácil.

Isso significa que você aprenderá a escrever de uma maneira que seja claramente entendida – uma ótima prática para todos os textos que você precisará produzir.

(Sem contar na ajuda do corretor ortográfico, quanto escrever alguma palavra errada).

7. Bem vindo a tecnologia

Nosso mundo hiper conectado significa que mais e mais empresas estão se tornando globais, com escritórios no exterior e funcionários remotos em muitos países diferentes.

Nem sempre é prático voar pelo mundo para uma reunião, então muitas empresas estão adotando ferramentas de conectividade online para criar salas de reunião virtuais – assim como as ferramentas que você usa quando participa de seminários online ou se reúne com seus colegas para discutir seu dever de casa .

Até se formar, você terá bastante experiência no uso de softwares que alguns profissionais em atividade só estão começando a usar agora, o que com certeza irá facilitar a sua transição dos estudos para o início da carreira.

8. Progresso monitorado

O ensino a distância não ajuda apenas a identificar seus pontos fortes e fracos, mas também permite que seus professores acompanhem seu progresso. 

Eles terão um registro online de fácil acesso de todo o seu trabalho e também poderão monitorar seu envolvimento.

Por exemplo, seu professor poderá ver se você está participando de todos as aulas, ou até mesmo mas não está interagindo o quando deveria. 

Isso pode ser porque você está tendo dificuldades com esse material, então eles serão capazes de estender a mão e oferecer orientação. 

Eles podem até perceber que você está tendo um problema mesmo que você perceba através das avaliações.

9. Menos poluição

Como muitos outros jovens, talvez você esteja pretendendo reduzir a sua emissão de carbono na atmosfera – as coisas que você faz que contribuem para as emissões de CO 2  e podem ter um efeito negativo na atmosfera do mundo.

Se você estudar online, poderá facilmente reduzir o número de viagens que faz, pois não terá que viajar para as aulas todos os dias. 

Você também terá mais tempo para si mesmo, já que seu trajeto mais longo pode ser entre o sofá e seu tranquilo espaço de estudo!

Pense nisso!

10. É divertido

E Por último, mas não menos importante, estudar online é altamente eficaz porque é divertido! 

Muitas faculdades tem integrado no ensino a distância questionários e atividades interativas, similar as que são utilizadas nas aulas presenciais.

Vários destes materiais são bastante envolventes e incentivam o aluno a participar mais das aulas.

Você pode até descobrir que absorve mais conteúdo enquanto estava se divertindo na aula.

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/emprega.maisgoias/

Twitter: https://twitter.com/empregagoias

Facebook: www.facebook.com/empregamaisgoias

LinkedIn: O Emprega Mais Goiás também está na rede social mais utilizada no âmbito profissional, acesse o nosso perfil em: https://www.linkedin.com/in/empregamaisgoias/

Desejamos boa sorte a todos os candidatos!

@empregamaisgoias #vagasempregogoiania #empregosgoiania

O Emprega Mais Goiás não se responsabiliza pelo conteúdo de nenhuma oferta de emprego divulgada no portal. Os conteúdos das vagas são de responsabilidade dos anunciantes.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *