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CERTIFICADO GOOGLE ADS GRÁTIS


Aprenda a se tornar um especialista do Google Ads para fornecer melhores resultados de campanha para sua empresa ou seus clientes obtendo um certificado Google Ads Grátis.

Se você quer obter a certificação e o que é melhor: De graça, você chegou ao local certo. Montamos um guia completo que irá lhe explicar porque uma certificação do Google Ads através da Skillshop do Google lhe será útil e como você pode se preparar.

O Google Ads é a método mais predominante pela qual as empresas anunciam para seus públicos online. Afinal, de acordo com o site Internet Live Stats, são mais de 3,5 Bilhões de buscas diárias no google.


O que acontece é que muitas empresas não tem o conhecimento para veicular os anúncios no Google de maneira correta e eficaz, por este motivo acabam recorrendo a especialistas do Google Ads para criar e otimizar as suas campanhas.

Se você deseja se tornar um especialista do Google Ads que capaz de fornecer aos seus clientes resultados consistentes, você tem um longo caminho pela frente.

Neste guia iremos fornecer um passo a passo simples de como se tornar um especialista do Google Ads.

Como se tornar um especialista do Google Ads

Abaixo listamos as etapas para se tornar um profissional certificado em Google Ads:

  1. Entenda como o Google Ads funciona
  2. Compreenda o processo de certificação do Google Ads
  3. Escolha as suas certificações do Google Ads
  4. Se prepare para o exame do Google Ads
  5. Obtenha a certificação do Google Ads
  6. Aplique as suas habilidades
  7. Mantenha-se atualizado sobre as constantes alterações no Google Ads
  8. Renove a sua certificação (sim, ela expira)
  9. Comece a escrever sobre o Google Ads (ou você pode criar um canal no Youtube também)
  10. Crie um portfólio e reúna as avaliações dos seus clientes

1. Entenda como o Google Ads funciona

Bom, a primeira etapa para se tornar um especialista e obter o seu CERTIFICADO GOOGLE ADS GRÁTIS é saber e entender como o Google Ads funciona.

Tentaremos explicar de uma maneira mais eficiente para facilitar o entendimento, mas, primeiro, vamos a uma visão geral do que você precisa saber.

O Google ads é uma plataforma de publicidade que permite as empresas anunciarem os seus produtos e serviços no Google e nas demais plataformas de sua propriedade.

Os anúncios irão seguir um modelo de pagamento por clique (PPC), o que significa que as empresas pagam por cada clique que os seus anúncios recebem.

Já os anúncios são executados em um leilão em que várias empresas fazem lances para que seus anúncios exibidos para determinados usuários.

O Google processa esses lances e outros fatores em tempo real para determinar quais anúncios serão exibidos (E sim, quem paga mais tem prioridade).

As empresas podem selecionar quem segmentar com os seus anúncios e que tipo de campanha irão veicular.

O tipo de campanha determina o formato que você pode usar para seus anúncios. Atualmente, o Google oferece suporte aos seguintes tipos de campanha:

  • Campanhas de pesquisa: esses são anúncios de texto que aparecem no topo das páginas de resultados de pesquisas feitas com o Google. Os anúncios da rede de pesquisa também podem ser exibidos em sites parceiros do Google.
  • Display: Os anúncios de display são anúncios gráficos / de texto que aparecem em websites e aplicativos da Rede de Display do Google.
  • Shopping: esses anúncios são para produtos individuais de comércio eletrônico. Você pode encontrá-los na parte superior das páginas de resultados da pesquisa ou na guia compras abaixo do campo de pesquisa. Os anúncios do Shopping consistem em imagens do produto, uma descrição e o preço do item.
  • Aplicativo: esses anúncios são para aplicativos e podem aparecer no Google Play, Youtube ou pesquisa Google.
  • Vídeo: esses anúncios aparecem antes dos vídeos no Youtube e em outros sites parceiros do Google.

Os especialistas do Google Ads precisam ser capazes de criar e gerenciar todos esses tipos de campanhas. A otimização de campanhas PPC envolve muitas atividades, portanto, os especialistas do Google Ads são responsáveis por muitas tarefas e precisam estar focados:

  • Realizando pesquisas de palavras chave para encontrar oportunidades lucrativas
  • Escrevendo o texto do anúncio
  • Configurando campanhas
  • Gerenciando estratégias de lances
  • Revisando os relatórios de consulta de pesquisa para encontrar negativos
  • Monitorar a eficácia das campanhas
  • Modificando campanhas para melhorar os resultados

Você irá administrar o dinheiro do anunciante! Ele não irá esperar nada menos do que LUCRO e retorno sobre o investimento (o que inclui não apenas o custo com a publicidade mas também o custo do gestor de tráfego).

Agora, iremos falar mais sobre como você pode aprender melhor o que precisa para lidar com essas várias responsabilidades.

A maneira mais eficiente de aprender sobre o Google Ads é fazer um curso específico sobre o assunto. Os cursos fornecem um caminho de aprendizagem mais fácil de seguir e compilam todo o material relevante em um único local.

Inclusive, além deste CERTIFICADO GOOGLE ADS GRÁTIS, listamos algumas ótimas opções de Cursos do Google Ads Gratuitos que com certeza lhe serão úteis na sua certificação.

2. Entenda o processo de certificação do Google Ads

Depois de entender como o Google Ads funciona, você precisa se preparar para obter a certificação do Google Ads.

As certificações são o processo que o Google usa para reconhecer sua experiência no uso da sua plataforma de publicidade.

Quando você administra uma agência de marketing, as certificações podem ajudar a trazer legitimidade à sua prática.

Isso permite que você se destaque e saia na frente da concorrência, além de ajudar a conseguir mais clientes.

O Google fornece as suas certificações por meio de sua plataforma educacional Google Skillshop.

A plataforma de aprendizagem oferece cursos que você pode estudar e uma conta para gerenciar as certificações que você conseguir conquistar.

Não há apenas um CERTIFICADO GOOGLE ADS GRÁTIS. São vários em diferentes disponíveis. Cada um reconhece sua proficiência em uma área específica do Google Ads.

Para obter uma certificação, você precisa ser aprovado em um exame de conhecimento. Os cursos da Skillshop foram elaborados para ajudá-lo a se preparar para os exames.

Existem também muitos outros materiais de aprendizagem que você pode usar para aprender sobre o Google Ads.

3. Escolha suas certificações do Google Ads

A próxima etapa é escolher quais certificações do Google Ads você irá focar e concentrar os seus estudos. Cada área do Google Ads disponibiliza uma certificação e são as seguintes:

Certificação em pesquisa do Google Ads – Irá verificar se você sabe como criar e otimizar campanhas da rede de pesquisa

Certificação em anúncios do Google Shopping – Irá verificar se você sabe como configurar o Google Merchant Center e como otimizar as campanhas do Shopping.

Certificação em anúncios gráficos do Google – Verifica se você sabe como os anúncios gráficos funcionam e como usá-los em uma campanha.

Certificação em medição do Google Ads – Mostra que você sabe como medir e otimizar campanhas usando as ferramentas de relatórios do Google.

Certificação em vídeo do Google Ads – Mostra que você sabe como gerar resultados com campanhas de vídeo.

Certificação em aplicativos do Google Ads – Mostra que você sabe como usar campanhas de aplicativos para atingir diferentes objetivos de marketing.

(Ufa, muita coisa não?)

Ao se tornar um especialista do Google Ads, o interessante é possuir certificações em mais de uma disciplina. Ao longo de sua carreira no marketing digital, provavelmente você será requisitado para gerir mais de um tipo de campanha, nas mais variadas áreas.

As empresas usam o Google Ads para cobrir todas as áreas do funil de marketing. O que significará a necessidade de lidar com anúncios de pesquisa para os primeiros clientes em potencial do funil ou anúncios mais avançados, como os gráficos de remarketing para pessoas que já viram o seu anúncio.

Com várias certificações, você estará mais bem preparado para gerenciar várias campanhas ao mesmo tempo. Isso também ajudará a melhorar a eficácia de sua publicidade, pois você entenderá como as diferentes campanhas funcionam juntas.

4. Prepare-se para o exame do Google Ads

Quando você já tiver escolhido quais certificações irá focar os seus estudos, é hora de começar a se preparar para os testes.

O melhor lugar para começar os estudos é com os cursos da Skillshop.

Para cada certificação a Skillshop oferece um conjunto de aulas online que você pode usar para se preparar para o exame.

Por exemplo, a certificação em Pesquisa do Google Ads contém as seguintes lições que você pode usar para se preparar:

  • Expanda seus negócios com o Google Ads
  • Explore o valor da Pesquisa Google
  • Entenda o leilão do Google Ads
  • Transmita a mensagem certa com anúncios de texto
  • Torne os anúncios relevantes com extensões de anúncio de pesquisa
  • Aumente a eficiência com lances automatizados
  • Alcance clientes valiosos com públicos de pesquisa
  • Aumente o desempenho com pontuação de otimização
  • Aumente a conversão com o planejador de desempenho

Para acessar as aulas, clique no ícone de navegação no menu de navegação. Em seguida, vá para Google Ads > Certificações do Google Ads .

Encontre a certificação desejada e clique nela. Em seguida você será direcionado para uma página contendo os links para o exame e todo o material de estudo.

CERTIFICADO GOOGLE ADS GRÁTIS

As aulas são compostas de vídeos, textos escritos e exemplos práticos detalhados. 

No final de cada lição, haverão questões de avaliação para testar se o aluno entendeu bem os conceitos apresentados.

A medida que você responder às perguntas corretamente, o Google marcará o curso como concluído.

Você pode acompanhar seu progresso para ver quais lições você concluiu e quais ainda faltam para voltar na página de certificação.

Depois de concluir as lições, você pode revisar o material conforme necessário. A Skillshop também tem uma avaliação de verificação de conhecimento (teste prático) que você pode usar para se preparar.

O objetivo desta avaliação é repassar uma noção do que você irá encontrar durante o exame real.

Já que você vai ser preparar para a certificação, será interessante utilizar de todos os recursos disponíveis, ver e rever o conteúdo disponibilizado.

Os cursos do Google Ads que mencionei anteriormente são um bom ponto de partida, pois fornecem detalhes abrangentes sobre como usar o Google Ads em um único recurso.

Pode ser que você também queira experimentar alguns testes práticos disponíveis na internet. Existem diversos sites que oferecem perguntas preparatórias gratuitas, muito semelhantes as que são encontras no exame de avaliação final.

5. Obtenha a certificação do Google Ads

Bem, agora que você já estudou todo o material e se preparou durante horas e mais horas para a prova, é hora de ir atrás da sua certificação.

Todos os exames para a sua certificação estão disponíveis dentro da Skillshop e você tem acesso em qualquer local que tenha uma internet disponível.

O ponto positivo aqui vai para a mudança (e para melhor) que o Google realizou: Antes havia uma taxa para realizar as provas, mas agora são todas gratuitas!

Os exames são um misto de questões de verdadeiro/falso e de múltipla escolha.

Você precisa obter uma pontuação igual ou superior a 80% para passar na prova – exceto para a certificação de aplicativos do Google Ads, que precisa de uma pontuação igual ou superior a 70%.

O tempo que você tem para realizar a prova varia de acordo com a certificação escolhida. O tipo de certificação também afetará o número de perguntas do exame.

Depois que iniciar a prova, você deverá concluí-lo em uma única vez. Se você sair do navegador ou da página, o exame será encerrado imediatamente.

Assim que aprovado, você irá receber o acesso imediato ao seu certificado. Há inclusive um link para que você possa compartilhar a sua certificação com outras pessoas.

Inclusive você pode incluir este link no seu currículo, perfil do LinkedIn ou em qualquer lugar que você queira aumentar a sua credibilidade.

Com várias certificações do Google Ads em seu currículo, você certamente se tornará um forte candidato a especialista em Google Ads em uma agência de marketing ou para trabalhar como autônomo, por exemplo.

Mas se você não for aprovado na primeira tentativa, fique tranquilo (a). Você poderá refazer o teste quantas vezes forem necessárias. No entanto, você terá que esperar um prazo de 24 horas a partir da primeira tentativa para fazer um novo teste.

As certificações do Google Ads não duram para sempre, vamos falar a respeito mais abaixo…

6. Aplique as suas habilidades

Depois de conquistar os seus certificados do Google Ads, é hora de colocar as suas habilidades em prática. Cursos e exames online poderão lhe ajudar muito.

Você não irá desenvolver totalmente as suas habilidades como especialista até aplicar os seus conhecimentos em situações reais.

Abaixo listamos algumas formas de você aplicar na prática as habilidades que você aprendeu:

Consiga um trabalho inicial

Bem, a melhor maneira de colocar em prática as suas habilidades é conseguir um trabalho como especialista do Google Ads.

Se você for trabalhar por conta própria, pode começar captando clientes no comércio local ou ainda procurar trabalhar em alguma agência de marketing, juntamente com outros especialistas mais experientes na ferramenta e principalmente no mundo da programática de anúncios.

Os seus colegas de trabalho poderão compartilhar contigo os seus conhecimentos e lhe ajudar a aprender mais sobre o Google Ads.

Ao desenvolver as suas habilidades, você assumirá novas responsabilidades e terá a oportunidade de lidar com o gerenciamento de campanhas.

Encontre clientes

Sempre haverão mais pessoas e empresas que precisam da ajuda de um especialista em PPC. Você pode desenvolver suas habilidades como especialista do Google Ads trabalhando com esses clientes em suas campanhas.

Utilize a sua rede para encontrar clientes ou se cadastre em alguma plataforma de freelancers, como a Workana ou 99 Freelas.

Tenha em mente que encontrar clientes dispostos a trabalhar com você quando você tem menos experiência pode ser um desafio. Sem um portfólio para apresentar, muitas pessoas provavelmente procurarão outra pessoa ou empresa para confiar o seu orçamento.

Considere a possibilidade de fazer um projeto piloto gratuito de forma que o cliente possa avaliar as suas habilidades com menos riscos.

Também poderá ser benéfico para você procurar clientes menores. Uma agência de marketing digital completa irá fornecer mais recursos para o gerenciamento das campanhas, no entanto nem todas as empresas conseguem pagar pelos serviços.

Para clientes menores no comércio local (principalmente no ramo de alimentos e fast food), um especialista independente (e mais barato) pode ser uma ótima opção.

Trabalhe em seus projetos

Outra maneira de aprimorar suas habilidades no Google Ads é trabalhar em seus projetos particulares.

Se você possui um site um ou blog, ele pode servir como um meio eficaz para campanhas publicitárias.

Ao gerenciar campanhas para os seus projetos, você pode aplicar tudo o que aprendeu durante a sua especialização.

Se você gerar resultados positivos com os seus esforços, poderá usar o projeto como um exemplo para mostrar a sua capacidade a potenciais clientes.

7. Mantenha-se informado sobre as mudanças no Google Ads

Ser um especialista do Google Ads requer aprendizado constante.

As práticas recomendadas de publicidade mudam e o Google faz atualizações frequentes em sua plataforma.

Se você deseja permanecer como um especialista em Google Ads, é praticamente obrigatório acompanhar todas as mudanças.

Uma maneira simples de fazer isso é visitar sites confiáveis que adicionam conteúdo com frequência falando das mudanças.

Listamos abaixo alguns sites interessantes para você se manter atualizado (a):

Blog.google.com

O blog oficial do Google é um ótimo lugar para se manter atualizado com tudo o que a empresa está fazendo. O blog está sempre ativo e a maioria das postagens são diárias.

Quando o Google realiza qualquer alteração em uma de suas propriedades, as novidades aparecem por lá.

Além das atualizações, o blog do google também oferece outros recursos que você pode usar para aprofundar os seus conhecimentos.

Se você for para a categoria Gerenciador do Google Ads, poderá encontrar guias úteis e postagens de blog sobre como usar a plataforma de publicidade.

A princípio os assuntos estão em Inglês e Espanhol (mas nada que um tradutor não resolva).

Thinkwithgoogle

O Thinkwithgoogle é outra plataforma do Google que apresenta pesquisas de mercado úteis e notícias sobre tendências digitais.

O site contém uma combinação de artigos, apresentações e vídeos que poderão lhe ajudar a se manter atualizado sobre todos os recursos do Google Ads.

Perfis de mídia social do Google Ads

Você também pode ficar por dentro das mudanças do Google seguindo do Google Ads nas redes sociais.

O Google Ads tem contas oficiais em plataformas populares como Twitter e Youtube.

Eles entendem que a mídia social é uma das melhores maneiras de alcançar seu público, portanto, todas as atualizações são compartilhadas em seus diferentes perfis.

8. Renove o seu certificado Google Ads Grátis

Como dissemos lá no índice, você precisa renovar suas certificações ao longo de sua carreira como especialista do Google Ads.

No geral as certificações do Google Ads são válidas por um período de um ano. Se quiser manter a certificação ativa, você deve refazer o exame.

Todas as especificações do exame são as mesmas do teste inicial. 

Você terá o mesmo tempo, o mesmo número de perguntas e deve atingir a mesma pontuação para passar.

Depois de refazer o exame, sua certificação torna-se válida por mais um ano após essa data.

A data de expiração está listada em cada certificação para que você saiba quando providenciar a renovação. Além disso, a Skillshop enviará um e-mail de lembrete cerca de uma semana antes de a certificação expirar.

Como você certamente irá divulgar a sua certificação para os clientes ou anexá-la ao seu currículo, fique atento (a) quanto a data de validade.

9. Comece a escrever sobre o Google Ads (ou você pode criar um canal no Youtube também)

Depois que desenvolver as suas habilidades e começar a ganhar alguma experiência, você pode se concentrar no crescimento de sua empresa e em compartilhar sua experiência com outras pessoas, passando alguns insights que certamente elas não encontrarão no curso.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é criar um blog de marketing digital e começar a escrever conteúdo sobre o Google Ads.

Ao escrever regularmente sobre o Google Ads, você pode mostrar a seus leitores tudo o que sabe sobre a plataforma.

Isso com certeza irá ajudá-lo(a) a se estabelecer como um especialista do setor e pode aumentar a sua credibilidade.

Seu conteúdo pode ser uma ferramenta poderosa para obter exposição e aumentar o seu público, além de divulgar gratuitamente o seu portfólio de clientes atendidos, com depoimentos e avaliações.

O feedback positivo de clientes anteriores pode fazer com que os clientes em potencial se sintam mais confiante em entregar a você as rédeas da conta do Google Ads.

O ideal é que você monte um sistema (ou uma página no Facebook)j para coletar avaliações de clientes no final dos projetos. Quanto mais detalhes derem, melhor. Principalmente números. Se você puder quantificar os resultados que gerou, as análises serão muito mais impactantes.

Um portfólio forte abrirá a porta para você conseguir projetos maiores.

As empresas com grandes orçamentos em publicidade com certeza desejarão ver números mais detalhados dos contratos anteriores antes de fechar qualquer tarefa contigo.

Seu portfólio também será crucial se você deseja abrir sua própria agência. Os clientes em potencial avaliariam a competência do seu negócio com base nos seus trabalhos anteriores.

Vale a pena se tornar um especialista do Google Adwords?

Quer você tenha uma empresa ou queira trabalhar em uma agência de marketing, vale a pena dedicar um tempo para se tornar um especialista do Google Ads.

Sendo um profissional certificado e ativo, você conhecerá os detalhes de como a plataforma funciona e como estruturar campanhas para o sucesso.

Você pode então usar seus insights para fornecer resultados ideais para seus clientes ou para você mesmo.

Além disso, com todos os recursos disponíveis, tornar-se um especialista do Google Ads é mais fácil do que nunca (até porque você não paga nada para fazer a prova! Basta se dedicar em aprender o conteúdo para se sair bem no exame).

Comece com um curso, obtenha a certificação e comece a ganhar experiência. Com o tempo, você se tornará um especialista legítimo no Google Ads e poderá desfrutar de todos os benefícios que ele oferece.

Mas como dissemos, o caminho é longo e o resultado pode não vir da noite para o dia. Tenha foco e persistência. Procure clientes no comércio da sua região.

No início as pessoas poderão ficar com receio em anunciar, até por achar que o custo será elevado. Mas assim que os resultados forem chegando, os anunciantes vão se sentir mais a vontade.

Boa sorte a todos (as)!

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