COMO TIRAR SEGUNDA VIA DA CARTEIRA DE TRABALHO

Neste artigo veremos como você deve proceder para emitir a segunda via da carteira de trabalho, além de como conseguir de volta os seus registros de trabalhos anteriores.

Este é sem dúvidas é um dos documentos mais importantes na vida do trabalhador brasileiro: CTPS ou Carteira de Trabalho e Previdência Social.

É nela que constam os seus registros e anotações de trabalho, o que a torna indispensável principalmente na hora que for requerer a sua aposentadoria.

Para saber como consultar todo o seu histórico de trabalho, quanto tempo falta para se aposentar e todas as suas contribuições com a Previdência, recomendamos a leitura do seguinte artigo:

Como nem tudo são flores, as vezes perdemos a Carteira de Trabalho, esquecemos no bolso da calça e ela vai para a máquina de lavar ou o pior, somos vítimas de furto ou roubo!

Mas não se desespere: É possível recuperar a sua CTPS inclusive com todas as anotações de trabalho anteriores.

Vale lembrar que para recuperar todas as informações na segunda via da carteira de trabalho, elas tem que ser datadas a partir de 1976.

SEGUNDA VIA DA CARTEIRA DE TRABALHO

Mas por que só a partir de 1976? Pois é quando a Superintendência do Trabalho passou a registrar o histórico dos trabalhadores através do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e também na RAIS – Relação Anual de Informações Sociais.

Ambos os sistemas são vinculados diretamente ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Pois bem, vejamos agora o que você deve fazer para solicitar a segunda via da carteira de trabalho

Sempre leve as cópias e os originais de todos os documentos:

  • 1º Passo: Fazer um boletim de ocorrência (O que pode ser feito online, a menos que tenha sido vítima de assalto com ameaça)
  • 2º Passo: Providenciar uma foto 3×4? Apenas se a emissão for manual. Atualmente a foto é tirada na hora da solicitação;
  • 3º Passo: Providenciar cópia da Certidão de Casamento (Caso possua), Certidão de Nascimento ou Identidade;
  • 4º Passo: Providenciar cópia do CPF e comprovante de residência atualizado (máximo 90 dias de emissão) e que contenha o CEP;
  • 5º Passo: Providenciar um documento que possua o número da Carteira de Trabalho antiga: Para isso tire um extrato do FGTS online, ou leve algum registro de trabalho da empresa. Comprovante de seguro desemprego também tem o número da CTPS anterior;

De posse de todos os documentos, basta se dirigir a Delegacia Regional do Trabalho de sua cidade, ou ainda postos de atendimento da prefeitura, como por exemplo o Poupa Tempo ou Vapt-Vupt e solicitar a segunda via da carteira de trabalho.

Qual o prazo para emissão da segunda via da carteira de trabalho?

Em geral, o tempo médio para que a segunda via da Carteira de Trabalho seja entregue é de 20 dias.

Mas em geral, ela é confeccionada e disponibilizada antes deste prazo.

Dica: Guarde em local seguro todos os seus registros dos empregos anteriores, como por exemplo: Contratos de trabalho, extratos de férias, termos de rescisão de contrato de trabalho, dentre outros…

Como preencher os registros de emprego na segunda via da carteira de trabalho?

Agora com a segunda via da carteira de trabalho em mãos vamos ao que interessa: Anotar novamente todos os registros de empregos anteriores no novo documento.

Para isto, procure uma central de atendimento do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego na sua cidade ou em algum grande centro, ou a Superintendência Regional do Trabalho.

Lembre-se de providenciar alguns documentos que possam comprovar os seus registros antigos de trabalho, como por exemplo:

– Termo de rescisão de contrato de trabalho

– Holerite (Contra-cheque)

– Algum recido de férias recebida

– Algum comprovante de recebimento seguro desemprego

– Algum comprovante de recolhimento do FGTS

Se por ventura você não possuir nenhum dos documentos acima, será necessário recorrer aos locais onde você trabalhou e, solicitar humildemente, que o setor de Recursos Humanos refaça as anotações na sua nova Carteira de Trabalho.

Outra hipótese é da empresa que você trabalhou já ter sido extinta ou faliu, neste caso, procure um central de atendimento do Ministério do Trabalho ou Superintendência do Trabalho para que refaçam as anotações.

Atenção: Efetuar ações notações falsas na carteira de trabalho constitui crime descrito no Código Penal Brasileiro – Artigo 297, Parágrafo 3º, Inciso II – crime por falsificar total ou parcialmente documento público. Então cuidado!

Caso não tenha nenhum destes recibos listados acima, procure as empresas onde trabalhou para que elas façam novos lançamentos na sua carteira de trabalho. No caso de companhias que já fecharam, entre em contato com um agente da Superintendência Regional do Trabalho para recuperar seus dados.

SEGUNDA VIA DA CARTEIRA DE TRABALHO

Mas eu preciso recuperar os dados da minha carteira de trabalho?

A resposta é sim. Inclusive é imprescindível que todas as anotações e informações da sua vida profissional estejam devidamente preenchidas.

Todo o seu histórico empregado está registrado na carteira de trabalho, se por ventura as informações das suas contribuições para o INSS ou para o FGTS estiverem incorretas, elas poderão ser corrigidas através da sua carteira de trabalho, como por exemplo, o tempo de tais contribuições.

E a demanda continua grande: O Ministério do Trabalho em Emprego divulgou que ano ano de 2018 foram emitidas mais de 5 milhões de carteiras de trabalho! Um aumento de 5% em relação as emissões no ano de 2017.

Consulte sempre as vagas de empregos disponíveis em nosso site e boa sorte!

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Desejamos boa sorte a todos os candidatos! 

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