COMO MANTER A CALMA NA ENTREVISTA DE EMPREGO

Aprender a manter a calma em uma entrevista de emprego pode fazer a diferença entre conseguir uma nova oportunidade de trabalho ou não.

Na maioria das vezes, o processo de recrutamento para um emprego é uma montanha-russa de emoções.

De estar emocionado que você finalmente conseguiu uma entrevista de emprego, para ficar nervoso sobre realmente participar dela.

Portanto, se você conseguiu uma entrevista de emprego, fique contente com este primeiro passo, pois isso significa que seu currículo agradou o recrutador.

Geralmente, o que deixa as pessoas nervosas durante uma entrevista de emprego é o desespero porque elas realmente precisam do emprego ou a sensação de que não são boas o suficiente para determinado trabalho.

COMO MANTER A CALMA NA ENTREVISTA

Então, como manter a calma em uma entrevista?

Preparação

Uma das chaves para se sair bem em uma entrevista de emprego é a preparação para isso.

Pesquisando sobre a empresa, seus funcionários e o papel ao qual você se candidatou, você terá uma vantagem, pois isso permitirá que você saiba exatamente como se posicionar como candidato.

Caso a empresa tenha perfil em redes sociais, uma busca interessante a ser realizada é no LinkedIn, que poderá fornecer detalhes importantes sobre os funcionários atuais e antigos da empresa e, de acordo com o histórico e o ritmo de crescimento na carreira, você poderá entender melhor o quão exigente é essa empresa.

Se, por exemplo, você estiver se candidatando a uma posição de Gerente de Marketing Digital, sua primeira pesquisa deverá se concentrar em quem são os funcionários atuais e antigos nessa posição.

Conhecer sua história antes de ingressar na empresa, permitirá que você saiba quais vantagens ou desvantagens você comparou a elas e pode projetar realisticamente quais são suas chances de conseguir o emprego.

Ao mesmo tempo, conhecer a sua história lhe dirá muito sobre a cultura da empresa e a rotatividade de funcionários.

Se a vaga de emprego for para substituir alguém que está na empresa há 5 anos, isso provavelmente significa que a pessoa que eles desejam substituir cresceu com a empresa e agora está procurando uma mudança.

Isso é absolutamente normal e saudável, e ficar cinco anos em uma empresa diz muito sobre ela.

Outro ponto a se notar é se poucas pessoas ficam por mais de 2 anos, o que provavelmente acontecerá se a cultura da empresa é tóxica ou o gerente de linha dessa posição não é uma ótima pessoa.

Se, por outro lado, a empresa tiver várias pessoas ocupando essa posição em apenas alguns anos, isso provavelmente significa que a cultura da empresa não é a melhor; nesse caso, convém reconsiderar que deseja trabalhar para a empresa.

Quanto mais você souber sobre a empresa, independentemente da posição em que irá entrevistar, permitirá saber exatamente como se vender e ajudá-lo a manter a calma durante a entrevista de emprego.

Eventualmente, toda empresa que contrata alguém, o faz para resolver um problema.

Se você conseguir encontrar seus pontos negativos durante a pesquisa, saberá como preparar seu discurso, onde deverá focar na sua formação e habilidades que ajudarão a empresa a solucionar os seus problemas.

Estar preparado ajudará você a se sentir mais confiante e, portanto, menos nervoso.

Agora vamos para o pior cenário…

Antes de participar de qualquer entrevista de emprego, você deve sempre pensar em qual é o pior cenário, se não conseguir o emprego.

Depois de enfrentar seus medos, você poderá ficar mais relaxado.

Será o fim do mundo se você não conseguir o emprego? Claro que não.

Você pode ter dificuldades, mas acredita no processo. O que for certo para você, chegará na hora certa.

Pensamentos positivos

Isso pode parecer um acéfalo, no entanto, muitas pessoas, embora conscientes do poder dos pensamentos positivos, não conseguem se concentrar nisso.

Caso ainda não tenha percebido, hoje em dia os empregadores valorizam mais energia positiva do que qualquer outra característica em um candidato.

Você pode ter um currículo incrível, mas se não tiver uma atitude positiva e aberta, estará minimizando suas chances de ser contratado.

Conheça o seu valor próprio e o motivo pelo qual você foi chamado para esta entrevista e aja como tal.

Lembre-se de não cair no outro extremo de ser arrogante. Confiança é o que você está buscando.

Descansar

Certifique-se de ter uma boa noite de sono antes da entrevista.

A última coisa que você quer é se sentir cansado e incapaz de se concentrar nas perguntas que estão sendo feitas.

Plano

Faça o seu planejamento de reunião com antecedência.

Desde a sua roupa até os documentos que você planeja levar consigo (currículo, portfólio etc.), não deixe isso até o último minuto ou a noite antes da entrevista.

Além disso, verifique o endereço exato da empresa, o nome da pessoa que você irá encontrar e o endereço de e-mail ou contato direto, caso algo aconteça e você se atrase para a reunião.

Antes e durante a entrevista

Certifique-se de chegar 10 a 15 minutos mais cedo para poder relaxar e respirar antes de entrar.

Seja amigável com todos que encontrar na empresa.

Sorria ao se apresentar. Isso o ajudará a se sentir mais relaxado e a projetar energia positiva para as pessoas com as quais você estará interagindo.

Segure um guardanapo no bolso para secar as mãos, caso fiquem suadas e certifique-se de expressar seu entusiasmo por ter sido chamado para uma entrevista quando encontrar o recrutador.

Durante a entrevista, não se esqueça de respirar antes de responder a qualquer pergunta.

Isso lhe permitirá alguns segundos para limpar sua mente e preparar sua resposta.

Caso as perguntas sejam complicadas, não tenha vergonha de pedir tempo para pensar em sua resposta.

Se você foi convidado para uma entrevista de emprego, isso significa que o recrutador achou que sua formação e qualificações atendiam aos requisitos.

Agora que conseguiu manter a calma na entrevista de emprego, seu único trabalho é mostrar sua personalidade e aproveitar o processo.

Desejamos boa sorte a todos os candidatos!

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/emprega.maisgoias/

Twitter: https://twitter.com/empregagoias

Facebook: www.facebook.com/empregamaisgoias

LinkedIn: O Emprega Mais Goiás também está na rede social mais utilizada no âmbito profissional, acesse o nosso perfil em: https://www.linkedin.com/in/empregamaisgoias/

@empregamaisgoias #vagasempregogoiania #empregosgoiania

O Emprega Mais Goiás não se responsabiliza pelo conteúdo de nenhuma oferta de emprego divulgada no portal. Os conteúdos das vagas são de responsabilidade dos anunciantes.

Something is wrong.
Instagram token error.

emprega.maisgoias

Follow
Load More
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *