in

Correio Jovem Aprendiz 2022



Se você está a procura de uma vaga para o Correio Jovem Aprendiz, iremos explicar como você pode se inscrever e também esclarecer algumas dúvidas dos interessados.

O programa Correio Jovem Aprendiz é um dos melhores programas de inclusão do jovem no mercado de trabalho, e uma das primeiras opções na lista de empregos dos jovens.

O objetivo da Lei de Aprendizagem criada pelo Governo Federal procura inserir os jovens sem experiência no mercado de trabalho, de forma que possam conciliar as atividades com os estudos e cursos.

Como funciona o programa dos Correios

O programa dos Correios procura garantir, de forma justa e igualitária, a primeira oportunidade de emprego e possui diversas vagas reservadas para atender a Lei de Aprendizagem.

Por ser uma empresa pública, a contratação dos jovens é por meio de edital, sendo publicado no Diário Oficial da União.

Assim que aprovado o candidato será matriculado em uma instituição de ensino técnico profissional, e o curso deverá ser realizado no decorrer da validade do contrato de aprendizagem.

Como a realização do curso é obrigatória, o candidato que se negar a realizá-lo, estará automaticamente eliminado do processo seletivo.

Geralmente as áreas de atualização são: Assistente Administrativo ou Assistente de Logística, sendo presencial ou à distância.

Os candidatos selecionados para o Correio Jovem Aprendiz poderão realizar as seguintes atividades:

  • Transportar documentos entre as áreas internas;
  • Receber e expedir documentos; arquivar documentos;
  • Repor material de expediente;
  • Apoiar a realização de eventos (organizar ambientes e verificar equipamentos/materiais conforme o solicitado);
  • Manter arquivos ordenados e atualizados; executar serviços em meios eletrônicos, tais como elaborar planilhas, digitar expedientes e contatar, por mensagens eletrônicas, os clientes internos;
  • Realizar serviços reprográficos; utilizar multimídia e retroprojetor; realizar atendimento telefônico;
  • Auxiliar na entrega de senhas e organização de filas, fornecendo informações necessárias ou encaminhando os clientes conforme o serviço solicitado;
  • Prestar informações sobre os serviços e produtos dos Correios, cumprir as atividades previstas no curso de aprendizagem coordenado pela entidade qualificada em formação técnico-profissional.
Correio Jovem Aprendiz

Requisitos Correio Jovem Aprendiz

Vamos aos requisitos para os interessados se inscreverem no programa de jovem aprendiz dos correios:

  • Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira, se residente no Brasil há mais de quinze anos ininterruptos, sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira, em conformidade com o art. 12, inciso II, alínea “b” e art. 37, inciso I da Constituição Federal, ou se residente no Brasil há mais de dez anos, tenha cônjuge ou filho brasileiro e também os portugueses, conforme o art. 353 da Consolidação das Leis do Trabalho;
  • Ter entre 14 e 22 anos completos, no ato da contratação. A idade máxima prevista não se aplica aos candidatos
    pessoas com deficiência;
  • Estar cursando, no mínimo, o 6º (sexto) ano do ensino fundamental;
  • Estar matriculado e frequentando a escola (caso não haja concluído o ensino médio);
  • Não ter sido contratado anteriormente como jovem aprendiz pelos Correios e/ou mantido vínculo empregatício com esta Empresa;
  • Não haver concluído, a qualquer tempo, curso de aprendizagem de conteúdo programático similar ou idêntico ao proposto nesse Programa de Aprendizagem;
  • Ter disponibilidade para cumprir a jornada de aprendizagem do programa correio jovem aprendiz, conforme previsão do item 6, no turno para o qual se inscreveu;
  • Aderir e se comprometer a cumprir o Código de Ética e Normas de Conduta dos Correios e os demais regulamentos da Empresa;

Leia também:

Publicidade:

Como se inscrever para Jovem Aprendiz dos Correios

As inscrições não tem nenhum custo ou taxa e são realizadas exclusivamente através da internet, sendo assim, não precisa levar nenhum currículo até a agência. Fiquem atentos(as), pois já flagramos sites cobrando taxa para realizar a inscrição!




Obs.: A cidade/município deve deve ser a que o candidato reside, caso selecione uma localidade diferente da sua residência, ele poderá ser eliminado.

Correio Jovem Aprendiz
  • Clique em Jovem Aprendiz e verifique se as inscrições para o programa já estão abertas. Caso estejam, basta preencher o seu currículo fornecendo os dados solicitados;

No momento em que escrevemos este artigo, realizando uma rápida pesquisa pudemos observar que o último processo seletivo para Correio Jovem Aprendiz foi realizado em 2020.

Então já tem praticamente dois anos sem novas contratações de menores aprendizes.

Levando em conta a Lei de Aprendizagem, que prevê contratos com os jovens de no máximo 24 meses, ou seja, 2 anos, ao que tudo indica teremos seleção para os jovens ainda este ano.

✓ Veja mais Programas para Jovens Aprendizes em empresas:

Outro fator que contribui para isto é o fato do quadro de funcionários dos Correios estar bastante defasado e, por este motivo, podem contratar jovens com um contrato de menor duração.

Lembrando que para ser funcionário efetivo dos correios, você precisa passar por concurso, o que praticamente elimina a possibilidade de efetivação no cargo após o término do contrato.

O que pode interferir na contratação é a possibilidade de privatização dos correios, mas segundo o Governo Federal, ela não deverá ser realizada em 2022. Então podemos esperar ainda para este ano a abertura de novas vagas para os correios jovem aprendiz!

Fiquem atentos(as)!

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Jovem Aprendiz PicPay 2022

Jovem Aprendiz PicPay 2022

vagas jornal o popular quarta feira

Vagas Classificados O Popular 19/01/2022