in

O QUE FAZER E O QUE NÃO FAZER NA ENTREVISTA DE EMPREGO



Vamos lá: você foi chamado para uma entrevista de emprego e bateu o nervosismo! Até aqui tudo normal, mas não deixe a ansiedade tomar conta e atrapalhar o seu desempenho.

Qualquer candidato, inclusive a maioria deles, ficam nervosos nesta situação, alguns mais e outros menos ansiosos.

Neste artigo você irá conferir agora o que fazer e o que não fazer em uma entrevista de emprego.

Claro que esta lista por enquanto é pequena, já que temos várias situações possíveis em uma entrevista de emprego, mas com certeza os detalhes fazem toda a diferença. Vamos lá!

O QUE FAZER EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

1º – TENHA UMA BOA NOITE DE SONO!

  • Isto fará com que você fique mais alerta durante o dia e menos sonolento em determinados horários. Já imaginou se apresentar cansado ou cheio de olheiras para uma entrevista? Durma mais cedo.

2º – MANTENHA A POSTURA!

  • Não se sente de maneira relaxada ou desleixada durante a entrevista, procure manter a postura e o foco.

3º – FAÇA CONTATO VISUAL – OLHE NOS OLHOS!

  • Procure olhar, mas sem encarar, para os olhos do entrevistador ou entrevistadora. Isto irá transmitir confiança e fidedignidade. Mantenha a cabeça erguida.

4º – FAÇA PERGUNTAS!

  • Ter dúvidas a respeito de determinada função ou atividade é natural, retira a impressão de que já sabemos de tudo. Isso irá demonstrar que que você realmente está interessado na função.
  • No entanto procure fazer perguntas pertinentes ao assunto ou a vaga oferecida, evite desviar o assunto.

PUBLICIDADE:



5º – VENDA A SI MESMO!

  • Neste ponto a dica extra é a seguinte: Não fique apenas falando das suas qualidades e da sua preparação. Procure expor ao entrevistador (a) a sua experiência e como você poderá ser útil para suprir a demanda da empresa para determinada função.

6º – AGRADEÇA!

  • Um obrigado cabe em qualquer lugar, seja durante ou depois da entrevista. Foi selecionado para algum processo seletivo? Retorne o email ou a mensagem recebida agradecendo pela oportunidade.

7º – RELAXE!

  • É bem mais fácil falar do que fazer, mas ficar relaxado irá ajudá-lo (a) a falar com coerência e manter a concentração, sem se perder no nervosismo.

Pronto. Por enquanto você acabou de conferir 7 dicas úteis do que você pode fazer durante uma entrevista de emprego.

Agora vamos ao contrário! Vamos para as situações que poderão lhe prejudicar ou deixar uma má impressão.

O QUE NÃO FAZER EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

Veja agora como não se comportar ou o que não fazer durante uma entrevista de emprego:

1º – NÃO CHEGUE ATRASADO!

  • Isso vai te prejudicar (e muito). Saia de casa com antecedência, lembra da primeira dica anterior?, pois é. Algumas entrevistas de emprego automaticamente eliminam os candidatos que não conseguem cumprir o horário.
  • Se eles não chegam no horário na entrevista, imagina quando estiverem contratados.

2º – NÃO CRUZE OS BRAÇOS!

  • Fazer isso irá passar a impressão que você está se bloqueando para outras pessoas ou estivesse se protegendo de alguma coisa.

Publicidade:

Publicidade:


3º – NÃO FIQUE MEXENDO NOS CABELOS!

  • Ficar arrumando o cabelo toda hora poderá demonstrar nervosismo ou ansiedade. Se lembra quando dissemos para ir pronta (o)?

4º – NÃO ENCARE DEMAIS O (A) ENTREVISTADOR (A)!

  • Lembra da 3º dica anterior, para olhar o entrevistador nos olhos? Então, isso é bom até certo ponto, mas evite ficar encarando por muito tempo.

5º – NÃO VÁ DESPREPARADO!

  • Fazer uma pesquisa sobre as atividades da empresa, áreas de atuação e seu histórico poderão demonstrar o quão interessado você está na vaga. Na hora certa estas informações poderão ser úteis!

6º – NÃO PERGUNTE SOBRE O SALÁRIO!

  • Muitas empresas informam a remuneração para a vaga, mas caso isso não aconteça, a oportunidade de falar sobre a sua remuneração deverá vir do (a) entrevistador (a). Procure não expor quanto você quer receber pelo seu esforço, pois isto pode passar a impressão que você está interessado apenas no salário.

7º – NÃO VÁ MAL VESTIDO!

  • Esta dica inclusive foi postada recentemente aqui no site. Procure se vestir adequadamente para a ocasião. Homens: Barba feita. Mulheres: maquiagem moderada e roupas se extravagância ou decotes abusivos. Ambos: Sem exagerar no perfume.

8º – NÃO MINTA! (OU FALTE COM A VERDADE)




  • Se você quer ser contratado pelas suas qualidades, procure não mentir sobre a sua formação ou experiência profissional. Seja durante a entrevista ou até mesmo no currículo, afinal de contas, você pode não conseguir executar determinada tarefa ou função, causando uma péssima impressão.

AQUI VAI UMA DICA SIMPLES E NÃO MENOS IMPORTANTE!

Um ponto que as vezes pode passar despercebido sobre O QUE FAZER E O QUE NÃO FAZER NA ENTREVISTA DE EMPREGO, mas que pode colocar tudo a perder: DESLIGUE O SEU TELEFONE CELULAR!

Muitos candidatos apenas o colocam no silencioso mas o aparelho vibra todas as vezes que chega uma mensagem, alguns silenciam para chamadas e quando chega uma mensagem lá vem o apito.

Isso irá tirar o foco e a concentração, sem contar a questão que a entrevista será interrompida, já que você será obrigado a desligar o telefone ou acessar a configuração para silenciar totalmente aparelho.

Se possível deixe-o em casa! Por acaso você já prestou o ENEM? Então, lá na hora da prova se o seu telefone emitir qualquer barulho ou tocar, você está automaticamente eliminado e é convidado a se retirar do local de provas.

Imagine se fosse assim também nas entrevistas de emprego?

↪️ CURSOS GRATUITOS DO SENAI EAD (ENSINO A DISTÂNCIA)

Quer se qualificar sem gastar nada? Clique no link abaixo e confira os Cursos Online disponibilizados pelo SENAI!

Se você quer se recolocar no mercado de trabalho ou ainda não tem nenhuma experiência e está a procura de uma oportunidade, com certeza você terá que passar por uma entrevista de emprego.

O nervosismo é inevitável. Afinal, todos nós precisamos trabalhar e iremos fazer o possível para impressionar o recrutador ou recrutadora!

Pensando nisso, fizemos um artigo com uma lista de pontos fracos para uma entrevista de emprego que já ajudou muitas pessoas a se saírem bem em um processo seletivo!

Clique no link e confira!

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Estagiário - Administrativo

Médico Clínico Geral

Estagiário - Administrativo

Jovem Aprendiz – Administrativo