Me venda esta caneta! Como eu respondo?

“Me venda esta caneta” é provavelmente uma das perguntas mais comuns nas entrevistas de emprego para cargos de vendas.

Claro que o objeto pode ser outro, mas o objetivo da pergunta continua a mesma.

Neste caso, saber responder a essa pergunta pode fazer a diferença entre ser ou não contratado!

Algumas perguntas realizadas durante uma entrevista de emprego e têm como objetivo testar seus limites, e que pode causar um certo stress…

Com uma boa preparação, você pode evitar se sentir sobrecarregado, aumentando assim suas chances de conseguir uma entrevista de emprego.

Embora não seja tecnicamente uma pergunta, “Me venda esta caneta”, para saber como responder, primeiro você precisa entender o motivo por trás dela.

Os recrutadores usam isso para testar as habilidades de vendas de um candidato e a abordagem de todo o processo de vendas.

Me venda esta caneta

Me venda esta caneta – Como responder

O que se espera, em oposição a realmente responder a essa pergunta, é de fato, começar a fazer perguntas.

Um dos aspectos mais importantes do processo de vendas é conhecer o máximo possível sobre seu cliente em potencial e identificar as necessidades dele.

Portanto, em vez de realmente vender a caneta, você deve fazer perguntas.

Confira alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas:

Você costuma usar uma caneta no seu dia a dia?
Que tipo de caneta você usa?
O que você mais gosta na sua caneta?
Do que você não gosta na sua caneta?
Que qualidades você costuma procurar ao comprar uma caneta?

A partir daqui, você pode fazer muitas outras perguntas sobre a caneta.

Depois de identificar as necessidades do seu cliente em potencial, você poderá realmente começar a vender a caneta, explicando os benefícios que a acompanham e como a caneta resolverá os problemas que seu cliente em potencial tem.

Embora “Me venda esta caneta” pareça uma pergunta básica, ela realmente testa uma das habilidades mais importantes e necessárias em um vendedor: Saber escutar!

Ao contrário da crença popular, falar muito não é sinônimo de um bom vendedor.

Habilidades de comunicação significam que falar e saber ouvir é o que torna uma pessoa agradável.

Quando você conseguir fazer com que seu cliente em potencial comece a falar e se abrir sobre as necessidades dele, a venda estará na metade do caminho.

A chave para uma venda bem-sucedida é identificar uma necessidade e você só pode fazer isso: fazendo perguntas e ouvindo.

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Desejamos boa sorte a todos os candidatos!

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